9

Turbina de avião cargueiro cai em um bairro de Manaus!

Posted by Lady Vanilla on 21:34 in ,


BUEMBA BUEMBA BUEMBA! - como diria o Zé Simão - Até que enfim algo de interessante aconteceu no bairro onde moro aqui em Manaus. Admito que foi bem assustador, vou contar pra vocês como foi.

Eu estava beeeelíssima dormindo o meu 7º sono quando eu ouço um barulho muito distante, tipo os de filme, quando algo está caindo em grande velocidade. Até aí eu me virei e do nada, ouço o baque altíssimo e o tremor. Putz... já aconteceu algo. Levantei e encontrei meus pais na sala dizendo que isso devia ter sido um tiro¹ ou algo assim. Aí eu tentei dormir de novo e fiquei pensando no que poderia ser. Isso tudo aconteceu umas 3 da madrugada. 7 da manhã, ou seja, de madrugada ainda, minha mãe me acorda com as novas. Caiu uma turbina no terreno em frente a casa do meu tio que, acreditem se quiser, tava dormindo tão bem que nem ouviu o fuzuê. Como eu sou curiosa pacas, peguei minha cam e saí correndo. O que tinha de gente tinha de carro e tinha de repórter. Fazendo um resumão geral, o avião saiu daqui do aeroporto com destino a Bogotá, Colômbia e meia hora depois, a turbina explodiu e a capa do treco saiu voando e pegando fogo. No caminho, fragmentos de diversos tipos atingiram 22 casas até agora. Uma delas teve o banheiro totalmente destrúido. Passou até no Jornal Hoje de... hoje he he he. E eu dei até entrevista pra uma emissora daqui de Manaus!!! he he he... Tipo...sei que pode estar parecendo engraçado, mas não foi bem assim. Alguns pedaços caíram dentro da casa de pessoas que dormiam cansadas de seus trabalhos e acabaram com seus telhados e muros. O avião não retornou ao nosso aeroporto como devia e seguiu viagem e agora vai enfrentar uns processos cabeludos por causa disso. Então... a mensagem do dia é...

Quando se chega a hora de morrer, tudo vira motivo...

Ps¹: Meu bairro é conhecido pela violência...affz.

Obs: Esse post foi meio fúnebre, mas não morreu ninguém graças a DEUS. Para mais informações, digitem o título desse post no Google. Bjocas pra vcs!

1

Evolução Musical

Posted by Lady Vanilla on 06:34 in , , ,


Ai ai...gosto de fazer uns posts falando da minha vida...tipo, do que eu gostava, o que eu ouvia, o que me fazia ficar acordada até tarde pra assistir na tv... E no episódio de hoje, irei falar sobre a minha evolução musical. Evolução por que eu não poderia ser uma jovem de 19 anos pirando por Chiquititas (não ia ficar bem.). Gente, tem umas meninas que seguem meu blog de 14, 15 anos e eu fico pensando em como as coisas estão diferentes agora, principalmente pelo gosto musical. No meu tempo (ah, lá vai a velha falar¬¬ ), lá pelos meus 11 anos - que foi quando eu comecei a prestar atenção no que eu ouvia - a Britney bombava com os clipes puritanos dela (ver Sometimes e Lucky no youtube) e ficávamos enlouquecidas todas as vezes que a rádio anunciava lançamento do Backstreet Boys ou do N'sync. Nacionalmente falando, Sandy e Jr. era o que agitava he hehe. Aos 12, a palavra de ordem era o "rock"; ouvíamos o By The Way do Red Hot Chili Peppers pirando o cabeção por que era lançamento e o Nickelback já fazia um sucesso desgraçado com How you remind me e Hero. Linkin Park também agitava legal. Mas o que fazia o povo sacudir o esqueleto legal era o dance da Lasgo, Érika, Magic Box e Dj Ross (agora imagina um monte de gente de 12 anos querendo dançar, mas com uma vergonha...). Aos 13,  a onda do Ragatanga já começava a pegar geral e ouvíamos Luka e Evanescence (eu pirava por que sabia cantar Bring me to life até o final!). Com 14 anos e em outro colégio, fui apresentada a modinha do axé e do pagode - só Deus sabe o quanto eu sofria com isso. Com 15 anos e um pouco mais de liberdade de ação, ressuscitei os clássicos e só ouvia Metallica e mais Red Hot. Com 16, as coisas não mudaram muito e eu continuei nos rocks, mas ouvia hip hop e sei lá mais o quê. Com 17, o Justin Timberlake bombava com Sexy Back e My Love... Aos 18, ouvia tanta coisa que eu não sei nem citar um só. E agora ouço de tudo um pouco, de Lady Gaga a Taylor Swift , passando por Maná e Foo Fighters. Bom, é isso pessoal...espero que não tenham ficado tontos com tanta informação he he he!

3

Viajando legal...

Posted by Lady Vanilla on 19:06 in , ,


Hoje, em mais uma das minhas andanças noturnas (credo, parece coisa de andarilha solitária!), fiquei observando como a minha mente divaga sobre vários assuntos. Tipo, lembrei-me de quando fiz o vestibular para uma faculdade que não era nada a ver com o que eu queria e me acabei de chorar quando passei; lembrei do modo como terminei com o meu ex e o que me levou a fazer isso; lembrei das minhas amigas Naiá e Érika, e de como nossa amizade à longa distância vence qualquer barreira territorial; lembrei que preciso formatar meu pc o mais rápido possível, por que desse jeito já não dá mais... Passei em frente a uma escola de dança do ventre, lembrei do meu grande sonho: aprender a dançar que nem a Shakira (tá, podem rir, mas um dia eu consigo!). Aproveitei pra pegar o número de telefone. Depois da escola, passei pela frente de um clube de natação e peguei o número também, pois eu sempre quis voltar a praticar natação. Continue matutando sobre qual seria a melhor escola para continuar o meu inglês... e lembrei dos meus amigos. De como eu preciso que um deles vá no dia da minha prova de direção para me dar AQUELA segurança que só ele consegue dar... de como eu me sinto bem quando estou com eles... sim, meus amigos são a vida que eu escolhi para mim, assim como tudo que está acontecendo comigo. Tomei um susto e pulei para a saída do ônibus: tinha chegado na minha parada. Se eu fico viajando mais um pouco... já era.... :*

4

Dicionário de Amazonês! Parte 1

Posted by Lady Vanilla on 23:05 in , , ,
  Primeiramente, você tem que treinar falar com as pessoas pegando nelas.
 No braço, no ombro, no cotovelo. Mas tem de pegar. A linguagem corporal é tão importante para o amazonense, quanto o descanso o é para o baiano e a desconfiança para o mineiro.
Beijinhos de cumprimento são sempre dois. Os paulistas têm de aumentar um e os gaúchos têm de reduzir um. Isso pode causar uma série de beijos órfãos no ar para aqueles que estão em fase de adaptação. O pegar e o beijinho do amazonense não devem ser entendidos, grosso modo, como invasivos, mas como parte mesmo de sua enunciação, parte do sentido do dizer.
Outra coisa: amazonense aponta com a boca. Pergunte a um Amazonense onde está algo e ele. Muito provavelmente, em vez de levantar a mão e apontar, fará um biquinho em direção à coisa procurada. Aliás, um biquinho não, um beicinho.
Amazonense bom mesmo, típico, é aquele que não respeita sinais de trânsito. Faixa de velocidade, então, vixe! Nem pensar. Muitos até fazem da faixa uma espécie de guia para centralizar seu carro, como fazem os aviões. E vá tentar andar na faixa? Você é considerado o pior motorista do mundo, com direito a olhares feios e até alguns xingamentos. Por outro lado, se seu carro quebrar, logo aparecem  muitos amazonenses querendo dar uma mãozinha.
Amazonense é solidário. Muito. Pergunte e ele responderá. Peça e ele lhe ajudará. Dê trela e ele grudará. O amazonense é muito caloroso. Não só pelo calor que faz em Manaus, mas porque facilmente puxa papo e se integra a um grupo. Basta uma possibilida de entrada na conversa e..zapt! Estamos dentro, na maior intimidade. Isso pode causar certo choque para as pessoas do sul e sudeste, mais reservadas no assunto amizade. É mais difícil  'aprochegar se' em São Paulo do que em Manaus, definitivamente. Mas há doce exceções. 
Noves fora essas questões de relacionamento, há a questão da língua mesmo. Algumas palavras e expressões que realmente levam  algum tempinho para que sejam dominadas e internalizadas. Seguem abaixo algumas palavra e expressões típicas com suas explicações e comentários.
ÉGUA - Égua pode ser usado em várias situações.

Alguém faz algo que você não entendeu: 'égua...'
Uma situação estapafúrdia? 'Éééguaa, maninho...'
QUE SÓ - Locução adverbial de intensidade, similar a 'pra
 caramba'. Hoje está quente que só'. 'Ela é lesa que só'. 'A sala estava lotada que só'
LESO (A), LESEIRA - Um leso é alguém que sofre de leseira.
 Leseira é um abestalhamento momentâneo que acomete o leso. Se a leseira for uma característica contínua, dizemos que o leso
 sofre de leseira baré.
 Segundo cientistas da Universidade de Kuala Lumpur, a  leseira baré ocorre entre os amazonenses devido ao sol quente na moleira, que frita o cérebro e queima alguns neurônios.


Temos ainda as expressões derivadas:
'Deixa de ser leso!' e 'Pára de leseira!'.


Mas como tudo tem seus dois lados, dizem que o sol também causa nos amazonense algo chamado tesão de mormaço. Auto-explicativo.
AGORINHA - Diferentemente do uso no sudeste, agorinha quer dizer 'há alguns segundos', Referindo-se ao passado e não ao futuro

'Ela estava aqui agorinha, mas sumiu'.
TE MANCA- Expressão de indignação correspondente a 'Mas
que abuso!'.

'E aí, gata, me dá um beijo?'
'Mas, olha já esse aí...Te manca!'
MANO(A) - Tratamento carinhoso entre conhecidos ou não. Muito usado para fazer perguntas e pedidos.

'Mana, faz um favor pra mim'. 'E aí, tudo bem, mano?'
MANINHO(A) - Tratamento não carinhoso usado por pessoas que já estão estressadas 'maninho, tu não tem o que fazer não?'
TELESÉ - é a mesma coisa que 'tu é leso é?'
PITIÚ - Cheiro ruim. Geralmente associado a peixe

'Tá sentindo um pitiú danado aqui?'
BORIMBORA - Vamos embora.

'A gente não tem mais nada a fazer aqui.Borimbora!'
COM BORRA (E TUDO) - Com tudo.
Expressão de alopro.

'Ela estava aprendendo a dirigir. Foi entrar na garagem e pisou no acelerador ao invés de pisar no freio. Aí entrou com borra e tudo na Garagem, arrebentando o carro todo.
MAS QUANDO? - ( quer dizer que nunca, nem pensar )

' Ele disse pra eu ir lá na casa dele.. Mas quando.
MACETA - Grande, imenso, de proporções anormais.

'Eu disse que ia lá brigar com ele e quando eu olhei o cara era
 maaaaaaaaaaceta. Saí fora...'
QUERIDA - Cuidado! Esse é um falso cognato. O uso da palavra
 'querida'. Aqui em Manaus denota um certo sarcasmo ou uma certa ironia.
 'Escuta aqui, minha querida. Eu sou a mulher dele, entendeu?'
 'Você não está entendendo,querido.? (Significa você é um burro!)
CARAPANÃ - Pernilongo. Só que mais chato e mais chupador.
 Termo indígena para 'lança voadora', segundo a lenda urbana.
MAIS VOU MERMO - Indica uma afirmativa veemente . 'Vamos a Ponta Negra no domingo?
 Resposta: Mais vou mermo'. Ainda pode ser usada uma variação


MAIS QUERO MERMO, 'Ta afim de um sorvete de creme de cupuaçu?
 Resposta: Mais quero mermo'. (Obs.: Uma verdadeira Manauara nunca rejeita um sorvete de cupuaçu ou tapioca) 
NEM COM NOJO - Indica uma negativa veemente. 'Não empresto dinheiro para ele nem com nojo',
 'Vai ter que comer este peixe hoje, sem farinha amarela e sem
 pimenta. Reposta: Nem com nojo'.
MÁ RAPÁZ - O mesmo que 'Olha já!'. 'Me empresta teu carro?'
 'Má rapá!Claro que não!'

3

Dicionário de Amazonês! Parte 2

Posted by Lady Vanilla on 22:50 in , , ,

Em primeiro lugar, gostaria de esclarecer que eu adoro a cidade que vivo, Manaus; se pudesse escolher, moraria em outro bairro apenas. Mas alguns fatos sobre a minha cultura são tão "peculiares" que eu não resisti e tive que fazer um post com alguns dados de um email que meu amigo me enviou. Esse meu amigo, o Tz (branquelo, adorador de Muse, faz rocks em ingês e manauara, pelo menos eu acho) me enviou um texto com as nossas principais características. Podem rir, eu deixo... até por que quando eu li, me acabei de tanto rir. Mas é verdade; é dessas coisas que eu me orgulho cada vez mais de ser AMAZONAS!!! Sendo assim, algumas das pérolas estão aqui e eu aposto como vocês vão adorar conhecer um pouco mais dessa cultura tão pouco explicada e muito interesssante. Sim, nós realmente tomamos açaí com farinha de mandioca e açúcar, como se fosse um caldo gelado... e não aquela coisa parece um mousse que vocês comem com granola ou eu sei lá o que? Não andamos em canoas, não surfamos em cima de jacarés, não dormimos em maloca e nossos casamentos não são arranjados com outras tribos. Temos telefone, internet, ar-condicionados e banheiros canalizados!!! E babem, temos uma praça onde a internet é wireless!!! Beijos a todos os manauaras e comentem respondendo: o que você sabe sobre o Amazonas, Manaus, etc... (quem falar a floresta amazônica vai ganhar meu olhar sarcástico ¬¬ )



2

Por que quando eu digo que chove muuuuiito, ninguém acredita...

Posted by Lady Vanilla on 16:51 in ,


Caracas, a panela de São Pedro deve ter um buraquinho bem em cima do bairro onde eu moro... Tá, podem curtir com a minha cara, mas é verdade... chove direto e quando eu digo chover, não digo aquela "chuvinha de molhar besta" como minha vó diz... digo toró, temporal, paud'água, qued'água, cachoeira e todos os outros nomes que vocês quiserem dar... Mas a verdade é... a chuva é boa ou é ruim? Concordo que tudo que é demais é em excesso e isso não é nada bom. Tipo, aquela chuvinha agradável, que nos permite tomar altos banhos e recordar nossos momentos mais infantis é muito bom mesmo... mas e quando chove tanto, a ponto de expulsar as pessoas de suas casas? Isso com certeza não é nada bom... Pra falar a verdade, tenho uma história muito engraçada de chuva pra contar. Tenho uma amiga que nunca tinha vindo me visitar... Na segunda visita dela aqui, choveu tanto que eu fui buscá-la na parada de ônibus com capas de chuva, uma pra cada. A doida ria tanto e os relâmpagos estavam tão fortes que eu sinceramente acreditei que uma falsa lenda de quem usa aparelho virar pára-raios viesse a ser verdade... Resumo geral: todas as vezes que ela vem chove. Acho que São Pedro deve achar isso tudo muito divertido. Três risadinhas desanimadas pra ele: HA HA HA.

3

I lovin' Lady GaGa!!!

Posted by Lady Vanilla on 22:49 in ,

Ontem, em mais uma das minhas tardes internéticas de conversa com as minhas amigas de blog e twilight, Naiá e Érika, ouvi uma frase muito suspeita da Naiá... "I'm a bitch of the night."
Bem, não pensei nada, é lógico ¬¬... Mas ela me explicou que esse era o trecho de uma música da Lady GaGa. Ora bolas, quem diabos é Lady GaGa? Curiosa como sou, fui no pai de todos os saberes existentes, o Google. Descobri que a dita cuja é uma cantora americana que putz, podia ser a irmã-gemêa da Chris Aguillera,se não fosse pelo fato de que a Chris é a fotocópia barata da Lady. A doidinha fez músicas com o Akon e o Flo-rida e dentre os seus maiores hits estão Just Dance e Poker Face. Não resisti e corri pro Ares, pra baixar o que eu encontrasse sobre ela. E não é que eu gostei da tal da Lady GaGa? Por que de gagá ela não tem nada, as músicas são bem dançantes, do jeito que eu gosto e além dessas músicas, gostei também de Paparazzi e Again Again. E depois a minha mãe me fala que eu não faço nada na net!!! Humpf! 

0

Desabafo da Alma

Posted by Lady Vanilla on 08:51



Chega de falar NÃO quando se quer (e pode) dizer sim. Chega de dizer "eu te amo" e não receber outro em troca. Chega de amizades superficiais e totalmente descartáveis. Chega de tanta hipocrisia no mundo. Chega dos absurdos cometidos pelas religiões de todo o mundo. Chega de tanta guerra. Chega de qualquer tipo de droga, ilícita ou não. Chega dessa violência imbecil que mata por R$ 1, 00 um pai de família que volta cansado depois de mais um dia de trabalho. Chega desses políticos desgraçados que nos mergulham cada vez mais no inferno de corrupção e maracutaia. Chega de doenças sem cura que arrastam nossos parentes sem que possamos fazer nada. Chega de tantas mentiras, sejam elas quais for. Chega de tudo de ruim que está acontecendo com o mundo. Chega de tanto descaso com as crianças. Chega de deixar que nos façam de palhaços. Chega dessas faculdades particulares que não dão um ensino de qualidade em troca do valor absurdo que somos obrigados a pagar. Chega dessas faculdades públicas envolvidas em escândalos de trotes e falta de professores. Chega de tudo isso e muito mais. Chega de reclamar e não fazer nada. Chega de fazer nada e ser um nada... CHEGA!

Copyright © 2009 *...minha vida é um cardápio...* All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates